Entendendo o Colesterol

Controle do Colesterol

Colesterol é um composto químico da família do álcool, essencial à vida. É constituinte das membranas celulares, faz parte da formação de hormônios sexuais, de ácidos biliares e de vitamina D.

A maior parte do Colesterol do nosso organismo é produzida pelo fígado, o restante é adquirido através dos alimentos que ingerimos.

Tanto as taxas de colesterol muito altas quanto as muito baixas são perigosas à saúde.

O Colesterol não se mistura no sangue, ele precisa de proteínas que o carreguem na corrente sanguínea. Essas proteínas são as lipoproteínas: VLDL ( que dá origem ao triglicérides), LDL (mau colesterol) e HDL (bom colesterol).

O LDL é composto basicamente de colesterol e proteínas. Seu excesso no organismo acaba fixando-se nas paredes das artérias, entupindo-as, propiciando infarto agudo do miocárdio ( Ataque cardíaco) e acidentes vasculares encefálicos ( derrames ).

HDL faz o papel contrário, ele retira o colesterol das paredes das artérias, devolvendo-o ao fígado para ser eliminado. Assim, quanto maiores seus níveis, mais estaremos protegidos. Dos fatores que influenciam o HDL , temos o fumo ( baixa os níveis de HDL) e o exercício físico (aumenta).

E os Triglicerídeos são uma das formas de armazenamento de energia mais importantes para o organismo, são depositados nos tecidos adiposo e muscular.

E qual o valor de Colesterol correto? De HDL? LDL? Triglicerídeos? Isso vai depender da sua estratificação de risco. O médico fará a classificação de risco de acordo com idade, sexo, antecedentes e presença de outras doenças. Então, feita a classificação, serão definidas as metas para seu Colesterol.

Os alimentos ingeridos são de extrema importância para o controle dos níveis da LDL e HDL.

O que recomendo, é ingerir menos gorduras, especialmente as saturadas, presentes nas carnes vermelhas, na gema de ovo, em miúdos de fígado, miolo, coração, rins, na pele de galinha, na banha, no bacon, na manteiga e nas frituras em geral.

E muito importante: comer mais fibras! Pois elas contribuem para reduzir o colesterol do sangue. As fibras são encontradas na aveia, nos cereais integrais, nas frutas, nas verduras.

Os laticínios devem ser consumidos, mas devemos trocar os integrais pelos sem gorduras (desnatados) ou com poucas gorduras (semidesnatado), se o objetivo é diminuir o consumo de gorduras saturadas.

Abaixo uma lista referente à alimentação saudável para o controle do colesterol:

Carnes, aves e peixes

Escolha: peixes, peito de galinha ou de peru sem pele

Com moderação: carne escura da galinha e do peru sem pele; carne magra do boi ( patinho, filé, alcatra) ; vitela; porco; cordeiro; camarão; siri; mariscos; mexilhões

Evite: Carnes gordas de boi ( cupim, costela), porco, vitela, cordeiro, ovelha. Miúdos: fígado, rim, miolos; pele de galinha; embutidos: linguiça, copa, presunto gordo, salsicha

Produtos lácteos

Escolha: leite desnatado, iogurte desnatado, queijos magros( tipo minas e ricota)

Com moderação: leite semidesnatado

Evite: leite integral, iogurte integral, queijos amarelos gordos, creme de leite ,nata, manteiga, sorvete de nata ou creme, molhos com queijo ou creme de leite

Gorduras e óleos

Escolha: Óleos vegetais de milho, arroz, soja, girassol, oliva; margarina cremosa

Com moderação: margarina dura

Evite: banha, bacon, manteiga, frituras em geral

Ovos

Escolha: somente a clara

Evite: gema de ovo, omeletes, maionese

Verduras, legumes e cereais

Escolha: verduras e legumes em geral; arroz, feijão, lentilha, milho, massa, aipim cozido. Dando preferência aos integrais ( fibras)

Com moderação: biscoitos, panquecas

Evite: pizzas, feijoada com carnes gordurosas, alimentos preparados com gordura animal, croissant, waffles, pastéis, sonhos, etc.

Frutas

Escolha: qualquer fruta fresca

Evite: geleias, compotas

Sobremesas

Escolha: Gelatinas, frutas, sorvete de frutas

Evite: bolos, tortas preparadas com nata, chocolate, sorvete, pudim

Diversos

Escolha: chá, café, mostarda, catchup, vinagre, temperos

Com moderação: caju, amendoim, nozes, amêndoas

DEIXE O SEU COMENTÁRIO